Devido a diversos factores, a cultura e a educação em Portugal não possuem o incentivo e o apoio necessários, o que dá origem, a longo prazo, a uma sociedade pobre, sem espírito crítico e que não está preparada para enfrentar os desafios que o futuro impõe.

 

Consequentemente, acreditamos que têm extrema importância as iniciativas desenvolvidas com o objectivo encorajar os jovens a consumirem cultura e a conhecerem a sua história, de forma a terem uma base de conhecimento bem assente. A AAUMa tem procurado atenuar as dificuldades sentidas pelos estudantes, através da criação da Bolsa de Alimentação e da Bolsa Escolar. No entanto, é sempre necessário inovar e evoluir, cada vez mais, para que toda a comunidade seja beneficiada. No seguimento de todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, apresentamos: LER.

 

Porque LER é muito importante, e sabendo da grande dificuldade dos estudantes universitários em adquirir bibliografia técnica que esteja relacionada com as suas áreas de estudo, devido ao elevado custo, esta iniciativa terá como objectivo permitir o acesso dos estudantes a livros que sirvam de complemento à sua formação.

 

Numa primeira fase, esta iniciativa terá como público-alvo os estudantes da Universidade da Madeira, não só por meio da atribuição de livros à sua biblioteca, mas também através da realização de eventos como feiras do livro usado, iniciativas que promoverão uma ligação entre os presentes e os antigos estudantes.

 

Futuramente, o objectivo passará por expandir a iniciativa para as várias escolas espalhadas por todos os concelhos da Região, também com outro tipo de livros, de forma a propagar ao máximo o gosto pela leitura e a vontade de adquirir mais conhecimento junto do maior número de jovens possível.